Pra vc curtir, clicar e recomendar!

Publicidade:

Ser humano, o mais cruel de todos os animais!! A prática do "finning" do Tubarão tem que acabar!

por em
Quando fiz este post "Cristina Zenato está de volta para nos encantar com seus Tubarões!" nem me atentei para quanto cruel é esta caça predatória motivada pela demanda das barbatanas, que a Cristina Zenato vem lutando contra esta prática com tanto repúdio. Mas ao realizar minhas pesquisas, vi um vídeo que fiquei chocado! E por esta razão posto aqui como um protesto!

O shark finning é um tipo de pesca onde o tubarão é capturado e suas barbatanas são cortadas. Os animais, ainda vivos, são jogados de volta ao mar, para morrer de forma cruel.



A cada ano, o número de tubarões mortos por esta prática chega a 100 milhões, causando danos terríveis nas suas populações. As barbatanas de tubarão são consideradas uma iguaria em algumas partes do mundo, principalmente no leste asiático, onde uma sopa de barbatana de tubarão pode chegar a valer 100 dólares, tornando este tipo de pesca um grande negócio para os pescadores. Com o aumento populacional na Ásia, esta prática vem se tornando cada vez mais comum.


Nos últimos anos, alguns países, como os Estados Unidos, já proibiram o “finning” de tubarões. Mas esta proibição é muito difícil de ser implementada em outros locais, principalmente porque os tubarões migram regularmente entre as fronteiras internacionais. O “finning” é, no entanto, ainda praticado em muitas partes do mundo, entre pontos extremos, como a América do Sul e a Austrália, contribuindo para o declínio das espécies. O tubarão-azul, por exemplo, está em grave perigo de extinção – algumas autoridades estimam que 90% das barbatanas retiradas são desta espécie. 

Neste vídeo Cristina Zenato apresenta o quanto um tubarão pode ser dócil, tirando de vez aquela imagem de tubarão assassino de Hollywood.



E no vídeo abaixo, apresento a vocês o quanto o ser humano consegue ser cruel com os animais, a ponto de tirar o tubarão da água, retirar todas as suas barbatanas, nadadeiras, e jogá-lo no mar, VIVO! E este sem mais ter condições de nadar e de sobreviver, morrem de fome e sem poder se movimentar. Uma crueldade!





Aqui uma reportagem da Globo Mar



O comércio de barbatanas de tubarão é um mercado milionário. Uma pequena parte é consumida aqui, cerca de um por cento, em restaurantes caros de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, que servem à sopa de barbatana, mas o mercado asiático é o grande responsável pelo finning ter crescido de maneira alarmante a desastrosa no mundo todo.
Na Ásia o quilo de barbatanas é vendido por U$ 120. Um prato de sopa chega a ser vendido por U$ 400 à elite emergente asiática. A nadadeira dorsal de um tubarão baleia, pode valer neste mercado U$ 10 mil.
Mais de oito mil toneladas de barbatanas são processadas todo ano. As barbatanas representam cerca de quatro por cento do peso total de um tubarão, o que significa que 200 mil toneladas de tubarões são jogadas ao mar ainda com vida. Portanto, quando você vier a pedir ou se lhe oferecerem um prato de barbatana como este.....



....na verdade você estará sendo o principal financiador da crueldade que é a prática do finnning, bem como a extinção dos Reis dos Mares, já que um tubarão pra atingir a sua maturidade sexual leva-se de 10 a 15 anos, reproduz-se uma vez a cada dois anos e costuma ter longos períodos de gestação, sem contar a taxa de mortalidade de filhotes que pode ultrapassar 50%. Desta forma, as populações de tubarões têm uma taxa anual de reposição muito baixa, de apenas 3 a 4%, não sendo suficiente para recuperar as perdas sofridas pela pesca excessiva.! 

fontes: Revista Mergulho / Youtube / Globo Mar / Cristina Zenato / Fundação protetora dos tubarões

Aqui mais vídeos sobre essa prática cruel.