Como se constrói um país que cresça ( vá lá) sustentavelmente ? Os autores do livro “Good Capitalism, Bad Capitalism” têm uma tese
Eles dizem que para chegar lá, o país tem que ter uma “economia empreendedora”. Uma economia assim se define por quatro elementos centrais:
a-Tem que ser fácil criar empresas nesse país.
Sem burocracia,sem encheção de saco.Tem que haver um sistema financeiro que funcione de forma razoável,canalizando poupança de uns para outros que queiram empreender.O mercado de trabalho tem que ser flexível,permitindo contratação e demissão sem proteções artificiais (como as dos sindicatos muitas vezes).Pela mesma lógica, tem que ser igualmente fácil fechar empresas que não dão certo.
b-A sociedade desse país, por meio de suas instituições,tem que recompensar a atividade empreendedora produtiva se não, ninguém corre risco. Regra da lei cumprida á risca.Contratos.Respeito à propriedade....
c-As instituições do país têm que desencorajar toda atividade que tenda a dividir o bolo econômico,em vez de fazê-lo crescer. Jogos de soma zero não podem ser aceitos. Corrupção é intolerável. Mesmo atividades falsamente empreendedoras- como litígios jurídicos fajutos só para tomar dinheiro de alguém, lobby político para garantir privilégios a uma empresa em detrimento de outras- têm que ser severamente reprimidas.
c- Nas economias empreendedoras, as instituições têm que assegurar que os empreendedores vitoriosos (nem todos são),assim como as grandes empresas (que um dia foram crias pequenas de empreendedores e cresceram) tenham incentivos para continuar crescendo e inovando se não, vão se acomodar.
Essas quatro coisas são as mais importantes.
São mais importantes que as seguintes:
a-A cultura do país—Japão e Alemanha teriam gente naturalmente mais chegada a trabalho duro do que ,digamos ,Venezuela e Colômbia. Cultura tem importância, mas não nesse nível. Como se explicaria então o sucesso de tantos russos e indianos fora de seus países de origem?
b-A localização geográfica—países perto do equador teria gente mais molenga por causa do calor e doenças. Como se explicaria então o sucesso de Cingapura e Tailândia?
Ou,países presos em localizações desfavoráveis têm custos de transporte mais altos e não poderiam comerciar competitivamente com o resto do mundo.Como se explicaria então o sucesso da Suiça, totalmente cercada por montanhas por todos os lados?
c-O nível de educação ou capital humano.Importante ,claro,mas não tem papel singular no crescimento.A antiga União Soviética e muitos países da Europa Oriental tinham sistemas educacionais de alto nível,no entanto não tinham atividade empreendedora.
d-Se o país é ou não democrático— como então se explicaria a China ,o contra-exemplo mais óbvio ?
http://www.ideiaseinovacao.globolog.com.br/
10/11/2008
Crescimento Sustentável - como conseguir?
por mistertube.blogspot.com em Bota pra fazer
Tolstoy Cardoso Neto, é engenheiro, criador e editor do Mister Tube. Curte tecnologia, filosofia, cinema, música e esporte. Faz do seu Blog um local para informar, divertir, protestar e homenagear.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário