Pra vc curtir, clicar e recomendar!

Publicidade:

Conheça Ushahidi

por em
Ushahidi, foi eleito pela Technology Review, do MIT, como uma das 50 empresas mais inovadoras. Nesta semana, ganha importância mais uma vez por uma catástrofe ’sazonal’.

Veja a ferramenta utilizada nos terremotos Haiti e Chile

A plataforma, que permite visualizar, mapear e contribuir com dados para momentos ‘inesperados’, é uma das boas fontes de notícias – também no caráter visual – de informações sobre o terremoto no Chile do último sábado. Ushahidi tem o objetivo de demarcar e delimitar locais que necessitam de ajuda em regiões afetadas por tsunamis, terremotos ou abalos violentos.

É possível enviar informações hiperlocais sobre precariedades, acidentes, pessoas desaparecidas por uma plataformas móvel – o envio pode ser feito por e-mail, mensagens de texto (SMS) ou até no Twitter. Um trabalho fantástico, simples e universal, três características que ainda faltam em projetos de jornalismo.

Abaixo, um vídeo com a explicação do Ushahidi. É interessante saber que o projeto iniciou-se como um site de Jornalismo Colaborativo em 2008 no Quênia, durante a transição do governo local – que provocou conflitos generalizados.



copiado na íntegra do site De Repente (Rafael Sbarai)

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário