Ushahidi, foi eleito pela Technology Review, do MIT, como uma das 50 empresas mais inovadoras. Nesta semana, ganha importância mais uma vez por uma catástrofe ’sazonal’.
Veja a ferramenta utilizada nos terremotos Haiti e Chile
A plataforma, que permite visualizar, mapear e contribuir com dados para momentos ‘inesperados’, é uma das boas fontes de notícias – também no caráter visual – de informações sobre o terremoto no Chile do último sábado. Ushahidi tem o objetivo de demarcar e delimitar locais que necessitam de ajuda em regiões afetadas por tsunamis, terremotos ou abalos violentos.
É possível enviar informações hiperlocais sobre precariedades, acidentes, pessoas desaparecidas por uma plataformas móvel – o envio pode ser feito por e-mail, mensagens de texto (SMS) ou até no Twitter. Um trabalho fantástico, simples e universal, três características que ainda faltam em projetos de jornalismo.
Abaixo, um vídeo com a explicação do Ushahidi. É interessante saber que o projeto iniciou-se como um site de Jornalismo Colaborativo em 2008 no Quênia, durante a transição do governo local – que provocou conflitos generalizados.
copiado na íntegra do site De Repente (Rafael Sbarai)
Conheça Ushahidi
por mistertube.blogspot.com em News, Ushahidi
Tolstoy Cardoso Neto, é engenheiro, criador e editor do Mister Tube. Curte tecnologia, filosofia, cinema, música e esporte. Faz do seu Blog um local para informar, divertir, protestar e homenagear.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário