Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis (Assis, 5 de julho de 1182 [1] — 3 de outubro de 1226), foi um frade católico da Itália. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo. Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo estavam mais ligados aos mosteiros rurais, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando-se a vida de Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo. Sua atitude foi original também quando afirmou a bondade e a maravilha da Criação, quando se dedicou aos mais pobres dos pobres, e quando amou todas as criaturas chamando-as de irmãos. Alguns estudiosos afirmam que sua visão positiva da natureza e do homem, que impregnou a imaginação de toda a sociedade de sua época, foi uma das forças primeiras que levaram à formação da filosofia da Renascença.[2] Também, com Santa Clara, fundou a ordem das Clarissas. Mais no wikipedia.
É dele a Oração da Paz, que externa o amor ao próximo e que nunca perdeu a atualidade.
E o Cântico das Criaturas
Aqui o famoso filme de Franco Zefirelli, Irmão Sol, Irmã Lua. Aos 40 minutos, a cena do "despojamento", onde ele se despe de todas as coisas mundanas, desejando ser um mendigo como Cristo e seus apóstolos.....'o que nasceu da carne é carne, o que nasceu do espírito é espírito e agora eu renasci......" devolvendo tudo a seu pai, da roupa até o próprio nome ele enfim se torna livre!
Pra você curtir, clicar e recomendar! You like, You click, You share! @tolstoy
São Francisco de Assis, um imitador de Cristo
por mistertube.blogspot.com em Homenagem, São Francisco de Assis
Tolstoy Cardoso Neto, é engenheiro, criador e editor do Mister Tube. Curte tecnologia, filosofia, cinema, música e esporte. Faz do seu Blog um local para informar, divertir, protestar e homenagear.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário