Não há dúvidas que a melhor política de transporte público para as cidades deveria abranger todos os meios possíveis, sejam os meios coletivos como metrô, ônibus e carro, sejam os individuais, motos e bicicletas. Mas infelizmente isso ainda é uma utopia para nós brasileiros. Ora, há de se destacar que em nosso país estamos carentes de políticas públicas, sejam elas no âmbito educacional ou da saúde. Mas tão importante quanto, a politica de transporte público deveria ser de prioridade para as cidades, mesmo porque é na infra-estrutura disponibilizada pelo poder público que vem a informação necessária para decidirmos qual veículo iremos utilizar para nossa locomoção. Bom, já sabemos que o carro é o principal meio de transporte do nosso país. Mas poderia ser diferente. No vídeo abaixo podemos observar o que uma decisão sábia pode representar para a qualidade de vida de seus cidadãos. A Holanda é um exemplo de acerto nesse sentido. Através de uma decisão tomada na década de 70 em função da crise do petróleo, da imensa quantidade de carros nas ruas e do alto número de acidentes, esta população pode usufruir de uma excelente qualidade de vida seja na sua locomoção ao trabalho, seja na prática de esportes ou no lazer diário. Na foto acima podemos ver o porquê os holandeses utilizam a bicicleta como o meio de transporte mais popular. A resposta está no planejamento urbano e uma fortíssima política pública do transporte, que vem sendo concebido para favorecer os ciclistas. Segundo o blog Lena na Holanda, as faixas vermelhas, como podem ser observadas na foto acima, são largas, existem semáforos especialmente para os usuários das bicicletas.
Aqui se as ciclovias são bem visualizadas, os automóveis são obrigados a diminuir sua velocidade ao passar por uma bicicleta que está em movimento ao longo da via, caso a faixa seja imediatamente ao lado da faixa para veículos. O uso de bicicleta aqui é regulado por lei: o ciclista deve sinalizar com a mão quando quer virar a direita ou a esquerda, deve dar preferência ao pedestre, deve obedecer os sinais de trânsito; algumas ciclovias são de mão única, outras de duas mãos. Eu sei que é demais para a cabeça de brasileiro, acostumado com a desorganização e o desrespeito do trânsito, mas se nos conformarmos que o jeito que se vive no Brasil é o certo, então creio eu que estamos desperdiçando e nos negando a oportunidade de ter uma vida mais agradável para o meio ambiente, para a sociedade e para nós mesmos.
fonte: Blog da Lena na Holanda - fotos e sobre as leis e o tráfego da Holanda.
Enfim, Prefeitos do Planeta Terra, mire-se no exemplo da Holanda, quando forem conceber o planejamento urbano de sua cidade.
foto: estacionamento de bicicletas em frente a estação de trem de Amsterdam
Estacionou a bike, e já pegou o trem logo em frente!
Vai dizer que a combinação pedalar a bicicleta ao lado de um
campo de flores não é um passeio bacana de se fazer?
Lazer perfeito: tirar fotos, fazer atividade física com brisa no rosto!
Conheçam Amsterdam, e faça um passeio de bicicleta nos famosos campos de tulipas da Holanda! Dica do Mister Tube!