Pra vc curtir, clicar e recomendar!

Publicidade:

João-de-Barro, o Pedreiro da Floresta

por em
O João-de-barro (Furnarius rufus) é uma ave Passeriforme da família Furnariidae. Também conhecido como barreiro e forneiro.
Mede 20 cm de comprimento. Um dos pássaros mais comuns e mais populares do Brasil Central, o joão-de-barro é muito comum em todo o Cerrado, especialmente em áreas antrópicas.
Caminha pelo chão, frequentemente pousado em postes, cercas, galhos isolados e outros pontos que permitam uma boa visão dos arredores. É também a ave símbolo da Argentina, onde é chamado de hornero ("Ave de la Patria" - desde 1928).

Vive geralmente aos casais, mas pode ser visto alimentando-se em pequenos grupos. O casal canta em dueto (macho e fêmea juntos).



Curiosamente o joão-de-barro não utiliza o mesmo ninho por duas estações seguidas, ele faz um tipo de rodízio entre alguns ninhos e, na falta de um lugar adequado para construir um novo ninho, esta ave faz novas construções em cima ou ao lado dos antigos ninhos.

O casal de joão-de-barro canta junto e emite um grito bem forte. Seu canto tem uma seqüência rítmica que lembra um canto festivo, este canto é emitido de forma crescente e decrescente (no vídeo abaixo o maravilhoso canto do João-de-Barro).



A fêmea do joão-de-barro põe de 3 a 4 ovos brancos a cada 4 meses. O processo de incubação dura de 14 a 18 dias. Os filhotes são alimentados durante um período que oscila entre 23 e 26 dias, depois disso, já estão prontos para voar e partir.

A construção da casinha passo-a-passo



Sem dúvida um pássaro arquiteto. Suas casas ficam prontas em 18 dias, sempre do lado oposto ao do vento e da chuva. Biólogos afirmam que ele é a única espécie de ave capaz de construir essas casas.



O que a Cultura fala sobre o João-de-Barro 

Faz parte do folclore de várias regiões, sendo personagem de lendas. Uma delas diz que o macho pode encerrar uma fêmea infiel no ninho até que ela morra, o que nunca foi comprovado; Outra diz que ele constrói seu ninho com a abertura na direção oposta do vento e da chuva, mas as pesquisas realizadas apresentam resultados contraditórios. Também é dito que ele é um pássaro religioso, pois suspende a construção do ninho aos domingos e dias santos. Isso tampouco tem comprovação científica. Em algumas regiões interioranas seus ninhos vazios se tornam objetos de decoração doméstica. fonte: wikipedia

No vídeo abaixo, um close especial no "pedreiro" trabalhando com seu biquinho.