Pra vc curtir, clicar e recomendar!

Publicidade:

100 Anos de Jorge Amado

por em

Jorge Leal Amado de Faria (Itabuna, 10 de agosto de 1912 — Salvador, 6 de agosto de 2001) foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.
Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tenda dos Milagres. A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braille e em fitas gravadas para cegos. Amado foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho mas, em seu estilo - o romance ficcional, não há paralelo no Brasil. Em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Prêmio Camões.



Abaixo um excelente documentário produzido pelo projeto De Lá Pra Cá e apresentado pela TV Escola sobre Jorge Amado. O curta mostra de modo bem sucinto a vida e a obra deste autor que é tão lido e ao mesmo tempo analisado por muitos estudantes, críticos literários e amantes da literatura brasileira. O programa é apresentado por Ancelmo Gois.

*Fonte do Vídeo: Canal TVEscola.
**Site De Lá pra Cá: http://tvbrasil.org.br/delapraca/



Jorge Amado foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 6 de abril de 1961, ocupando a cadeira 23, cujo patrono é José de Alencar. De sua experiência acadêmica, bem como para retratar os casos dos imortais da ABL, escreveu Farda, fardão, camisola de dormir, numa alusão clara ao formalismo da entidade e à senilidade de seus membros, então.



Aqui, uma coletânea de alguns de seus livros. Sua obra alcançou mais de 30 e cinco mil personagens!



Alguns filmes Completos (todos +18): Tieta, Gabriela e Dona Flor