Adora Lily Svitak, em Outubro fará 15 anos (nasceu 15/10/97) é uma criança prodígio, já uma autora internacional, conhecida por seus poemas, estórias, seu blog, e livros. Aos seis anos já havia escrito mais de 300 contos.
Eu a conheci a partir do já consagrado blog Updateordie, que postou uma palestra de Adora na TED 2010, sobre o que os adultos podem aprender com as crianças. O que me chamou atenção nesta palestra, além lógico de uma menina, na época com 13 anos palestrar para um público super seleto, foram as grandes verdades que foram colocadas de forma homeopática, com um pouco de sarcasmo e humor ao público. Bora assistir com entusiasmo?
Alguns drops pra você anotar e também se questionar:
1. Exigência irracional, comportamento irresponsável - traduz-se de "comportamento infantil" - mas às vezes não são exatamente essas características que alguns adultos possuem, e para a desgraça do mundo, alguns líderes insistem em continuar tendo? (Imperialismo, colonialismo, guerras mundiais, George W. Bush, etc.)
2. Crianças são capazes de atitudes e ações transformadoras, como chamar a atenção para o Holocausto, para a vergonhosa segregação racial americana e até arrecadar fundos para ajudar o Haiti.
3. A idade não tem nada a ver com a atitude! Adultos são "infantis", assim como crianças também podem ser responsáveis com atitudes que alavancam e promovam o bem da humanidade".
Agora, Adora chama a nossa atenção para os "pensamentos irracionais", que precisam ser levado em conta pelos adultos. As crianças são puras o suficiente para pensarem em algo como: por que temos fome no mundo? Por que não corrigir isto? Afinal, crianças não querem saber se tal pensamento terá benefício egoísta pra ela, mas ela tem a esperança de trazer um bem para todos! Aqueles que são pais, já devem ter respondido a pergunta de seus filhos, como "por que existe pessoa má?" "por que matou, roubou?" "por que aquela criança está pegando coisas no lixo?" aqueles intermináveis "por quês" que vão sendo mapeados pouco a pouco na mente delas, a cada resposta recebida. Abaixo, mais drops de realidade para sua anotação e reflexão!
"Para tornar qualquer coisa realidade, vocês precisam sonhar primeiro."
"A nossa audacidade (da criança) para imaginar ajuda a empurrar as fronteiras do possível"
"As crianças já aprendem muito com os adultos e temos muito a partilhar"
"Eu acho que os adultos deviam começar a aprender com as crianças"
Agora, uma incrível analogia que ela fez perante a platéia a qual ela chama de "instruída", cheia de professores e estudantes. Ela, uma criança ensinando os adultos, deveria ser um exemplo para que também nas escolas, não só os professores ensinem os alunos, mas que também os alunos sejam agentes para partilhar o conhecimento. E conclui: "A aprendizagem entre adultos e crianças devia ser recíproca." Contribuindo com o que ela disse, não podemos desconsiderar o pensamento da criança, achando que ela não tem nada a contribuir conosco, mas pelo contrário, precisa ser motivada, dar mais vazão à sua criatividade e imaginação.
![]() |
Autora do Livro "Flying Fingers", aos sete anos de idade. |
Uma palestra imperdível e que precisa ser compartilhada nas famílias e nas escolas.
Ela também está presente nas redes sociais. Abaixo os endereços:
Twitter - http://twitter.com/adorasv
Seu Canal no You Tube possui diversos vídeos - http://www.youtube.com/user/adorasvitak
+ sobre Adora em seu site.
Fico muito feliz quando em minhas pesquisas consigo garimpar conteúdo de tamanha qualidade!
Saboreiem sem moderação, leitores do Mister Tube.
@tolstoy