Uma das coisas mais bacanas que tem na cachaça, não é o seu sabor ou sua cor, mas os apelidos que ela ganhou ao longo de todos esses anos, um mais divertido do que o outro. Em cada canto desse nosso Brasil varonil, existe um apelido, uma piada, envolvendo o destilado mais famoso do país.
Hoje, dia 13 comemora-se o Dia Nacional da Cachaça? Sim, a pinga!
Quantos apelidos dessa água que passarinho não bebe, você conhece? Já parou pra contar? Pinga, rabo de galo, água ardente, marvada, o mé do nosso saudoso Mussum, Bafo de tigre, Café-branco, Dengosa, Engasga-gato, Suruca, Caninha, Canha, Paraty, Birita, e por aí vai!
Não tem como não fazer referência quando o assunto é cachaça, da mais tradicional da região do Triângulo Mineiro. A famosa Pinga do Jerominho Ribeiro, da minha cidade natal Ituiutaba.
Além dos apelidos, a bebida é também alvo de músicas com muito humor, as quais apresento três delas muito conhecidas pelo público!
Quer saber mais sobre a cachaça? Acesse o wikipedia e veja mais curiosidades a respeito dessa bebida tão apreciada pelos brasileiros.
Cachaça, pinga, cana ou canha (no Rio Grande do Sul) é o nome dado à aguardente de cana, uma bebida alcoólica tipicamente brasileira. Seu nome pode ter sido originado da velha língua ibérica – cachaza – significando vinho de borra, um vinho inferior bebido em Portugal e Espanha, ou ainda, de "cachaço", o porco, e seu feminino "cachaça", a porca. Isso porque a carne dos porcos selvagens, encontrados nas matas do Nordeste – os chamados caititus – era muito dura e a cachaça era usada para amolecê-la.
Na produção colonial de açúcar, cachaça era o nome dado à primeira espuma que subia à superfície do caldo de cana que estava sendo fervido. Ela era fornecida aos animais ou descartada. A segunda espuma era consumida pelos escravos, principalmente depois que fermentasse e também passou a ser chamada cachaça.
Posteriormente, com a destilação da espuma e do melaço fermentados e a produção de aguardente de baixa qualidade, esta passou a ser também denominada de cachaça e era fornecida a escravos ou adquirida por pessoas de baixa renda. É usada como coquetel, na mundialmente conhecida "caipirinha". É obtida com a destilação do caldo de cana de cana-de-açúcar fermentado. A fermentação do melaço, também utilizada, também dá origem ao rum.
A cana-de-açúcar, elemento básico para a obtenção, através da fermentação, de vários tipos de álcool, entre eles o etílico. É uma planta pertencente à família das gramíneas (Saccharum officinarum) originária da Ásia, onde teve registrado seu cultivo desde os tempos mais remotos da história.
+ aqui
Agora tem uma coisa, precisa beber com moderação. Conselho de Jeremias, que já matou mais de mil!!!!
Há seis anos atrás direto do Tonel do Tempo!! kkkk