O Brasil detém 98% das reservas mundiais exploráveis de nióbio no mundo. As Jazidas estão presentes em 3 cidades brasileiras: 61% proveniente de Araxá (MG), 21% das reservas em Catalão (GO) e outros 12% em São Gabriel da Cachoeira (AM).
Outra reserva importante de minerais de nióbio é do Canadá, com apenas 2%.
Daniel provoca no vídeo abaixo, uma boa reflexão: Por que ao invés de ser um exportador de commodities, o nosso país não se prepara para também utilizá-lo como matéria-prima para transformá-la e assim passar a exportar produtos de valor agregado? Para isto, seria necessário investir muito em educação e assim garantir a tecnologia necessária para esta fabricação.
Enfim, é tudo aquilo que já sabemos né? Estamos nós condenados a ser Colônia o resto de nossas vidas? Não é possível que nenhum governo vá investir em educação como se deve e aí finalmente sermos responsáveis por exportações de produtos industrializados.
A propósito, ele ainda aborda a questão do contrabando que existe no país, e sobre aquilo que Marcos Valério contou em depoimento que José Dirceu negociava com Bancos uma mina de nióbio na Amazônia.
Fico realmente muito preocupado da mídia não ir a fundo nesta questão, devido a grande importância desse minério no mundo. Por que será, hein?
Updating - esta reportagem especial do G1 sobre o tema é bastante completo - recomendo -> Matéria do G1
09/04/2013 07h19 - Atualizado em 09/04/2013 12h43
'Monopólio' brasileiro do nióbio gera cobiça mundial, controvérsia e mitos
Com 98% das reservas, Brasil não tem política específica para o mineral.
Exportações cresceram 110% em 10 anos e somaram US$ 1,8 bi em 2012.
Abaixo, algumas matérias e fontes que subsidiaram este vídeo.
Dependência de nióbio é causa de preocupação de Washington
Brasil é responsável por 87% das importações americanas do minério - usado até mesmo em projetos espaciais.
A grande dependência do nióbio brasileiro deve explicar, segundo especialistas, a preocupação do governo dos Estados Unidos com relação à segurança das minas do País. O Brasil detém 98% das reservas e 91% da produção mundial do minério, usado para a fabricação de aços especiais.
Os Estados Unidos não produzem o minério.
Relatório anual do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) aponta que o Brasil tem reservas de 2,9 milhões de toneladas de nióbio, com uma produção acumulada de 57 mil toneladas em 2009. O País foi responsável, no ano passado, por 87% das importações americanas do mineral.
O documento indica que a maior economia do mundo continuará dependente do nióbio brasileiro. "As reservas domésticas (dos Estados Unidos) de nióbio têm baixa qualidade, algumas complexas do ponto de vista geológico, e muitas não são comercialmente recuperáveis", diz o texto, publicado em janeiro. Segunda maior reserva, o Canadá é responsável por apenas 7% da produção mundial.
Procuradas pelo Estado, as empresas responsáveis pelas minas citadas no documento divulgado pela WikiLeaks não se pronunciaram sobre o assunto. A CBMM, do grupo Moreira Salles, e a Anglo American são as duas grandes produtoras de nióbio no País, operadoras das minas de Araxá e de Goiás, respectivamente.
O Brasil é também um grande produtor de manganês, o que explica a inclusão do produto na lista dos ativos brasileiros importantes. Segundo documento da USGS referente a esse mineral, o Brasil teve a quarta maior produção em 2009, ano em que foi responsável por 5% das importações americanas da commodity. Os Estados Unidos não produzem manganês desde a década de 70, também por causa da baixa qualidade das jazidas domésticas.
A lista divulgada pela WikiLeaks inclui a produção de minério de ferro pela "mina Rio Tinto", que não tem mais ativos brasileiros nesse segmento. A companhia operava uma mina em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, que foi vendida à Vale do Rio Doce do ano passado. Nenhuma das empresas comentou a inclusão do projeto na lista.
PARA ENTENDER
O nióbio, um metal nobre descoberto em 1801, é usado para a fabricação de peças inoxidáveis e em outras ligas de metais não-ferrosos, como as utilizadas em oleodutos e gasodutos. Por suas propriedades, também é largamente utilizado em indústrias nucleares. Grande quantidade de nióbio é utilizada em superligas para a fabricação de motores de jatos e subconjuntos de foguetes - equipamentos que necessitam de alta resistência à combustão. Pesquisas avançadas com este metal foram utilizados no programa Gemini, da Nasa.
***
Entenda por que o Brasil é importante para a segurança dos EUA
WikiLeaks vazou documento que mostra locais essenciais aos interesses americanos
http://noticias.r7.com/internacional/noticias/entenda-por-que-o-brasil-e-impo...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ni%C3%B3bio
http://www.movmarina.com.br/forum/topics/jazida-de-niobio-e-licitada-na
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=16000
Tântalo e Nióbio: Minerais tecnológicos no Brasil
http://www.lixoeletronico.org/blog/t%C3%A2ntalo-e-ni%C3%B3bio-minerais-tecnol...
http://www.dnpm.gov.br/
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=energia-das...
Reservas de nióbio em Araxá podem ser dobradas
De acordo com a Codemig, atualmente a cidade tem nióbio para ser explorado por mais de 400 anos.
http://www.diariodearaxa.com.br/index.php?go=noticia&ed=20&id=4988
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arax%C3%A1
http://www.cbmm.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Val%C3%A9rio110522.jpg
Entenda a CPI dos Correios
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u71875.shtml
Quantum Developments Niobium Presentation
http://www.youtube.com/watch?v=DoBQLr3s7I0
Verdades e Mentiras sobre o Nióbio
http://guardafogo.blogspot.com.br/2011/09/verdades-e-mentiras-sobre-o-niobio....
Os recursos naturais estão acabando?
www.youtube.com/watch?&v=HUtD0F6aJCE