Pra vc curtir, clicar e recomendar!

Publicidade:

Miss Representation - O Uso da Mulher na Mídia - (Repost)

por em

Após ver na rede social a campanha do outdoor acima, mais um mal exemplo do uso da mulher na mídia, resolvi repetir um post que fiz há um ano atrás.

Trata-se do filme-protesto Miss Representation.

Infelizmente esse filme ainda não chegou aqui, e nem sei se virá pra cá. Também não vi neste ano que passou, nenhuma mulher notável ou organização brasileira abraçando uma causa parecida, pelo menos que eu saiba, não vi nada nas redes sociais. Enquanto isso, nós pais e toda uma sociedade que se importa com o ser ao invés do ter, ficamos assistindo atônitos ao que vem acontecendo na mídia (cinema, revistas, música, outdoor, tv e internet). Mudar pra que? Ora, quem ama seus filhos precisa cercá-los de boas referências, mas com a mídia toda jogando contra, a luta fica desleal.

Então mulheres, lutem pela valorização e o respeito a vocês. Vá no Conar, no Congresso, negocie uma ética na publicidade, mas #pelamordedeus façam alguma coisa!

Se algo não for feito, teremos mais bundas que cérebro em nosso querido país.

E a Dafra, hein? Será que sabe disso? Com certeza não, pelo menos assim espero!

Boa leitura e reflexão!

@tolstoy



Finalmente uma bandeira sendo levantada, de forma honesta a favor da mulher.
Uma análise sobre a mídia, em como a mulher é usada nas revistas, na TV, no Cinema, nas propagandas, filmes, danças, etc. O uso do corpo é o principal recurso. Um outro ponto de discussão se refere a ausência da mulher na política americana.
Uma mensagem perigosa que a mídia impõe para as jovens, influenciando-as de forma negativa em suas vidas, colocando sempre a mulher como objeto, e não como alguém que possa fazer a diferença nos diversos segmentos da sociedade, seja na política, na ciência, na literatura, enfim em toda a diversidade possível. O rótulo de colocar a mulher como objeto, que ela é somente um "corpo bonito" é perigoso demais para as futuras gerações, e precisa ser mudado já!
Conheça mais sobre esse importante projeto nos links relacionados abaixo e divulgue-o em sua rede social:

missrepresentation.org    
facebook.com/​missrepresentationcampaign








Uma outra análise importante se refere a indústria da beleza, ou melhor a Ditadura da Beleza. Impondo parâmetros de beleza cada vez mais difíceis de serem seguidos, já que nas revistas e nos vídeos, tudo é milimetricamente preparado, através de recursos de computação, o conhecido Photoshop, maquiagem, iluminação, para colocar rostos e corpos perfeitos da mulher, o que não reflete em hipótese alguma a realidade. Somos todos seres humanos, certo? Não somos perfeitos! As indústrias de cosméticos, cirurgias plásticas, laboratórios farmaceuticos, também tem grande responsabilidade, pois acabam financiando toda essa mídia da beleza.

Nossas crianças e adolescentes, que hoje passam muitas horas do seu dia assistindo, lendo e ouvindo a mídia ( internet, tv, música, revistas e filmes), precisam ter  uma referência mais real da mulher e essa é a grande responsabilidade da sociedade, principalmente da mulher, em não assistir a tudo isso de forma passiva, buscando ou provocando uma mudança na mídia, no mínimo com um novo código de ética!


Como hoje a mídia está globalizada, 
o problema passa a ser mundial!

Os vídeos que postei ainda não estão legendados, mas pelas imagens desse filme, já podemos perceber o tom do protesto real e necessário a favor da mulher.

Abaixo o trailer do filme "protesto" Miss Representation



Miss Representation 8 min. Trailer 8/23/11 from Miss Representation on Vimeo.

E sua versão resumida



A diretora Jennifer Siebel Newsom, sobre o filme.



Em tempo, existe também um movimento chamado  Keeling Us Softly - Advertising image of women.

Aqui, a criadora deste movimento Killbourne, apresenta sua palestra, chamando a atenção para essa tendência do uso equivocado da mulher nas propagandas.



Aqui, a sinopse resumida do vídeo:


Jean Kilbourne's pioneering work helped develop and popularize the study of gender representation in advertising. Her award-winning Killing us Softly films have influenced millions of college and high school students across two generations and on an international scale. In this important new film, Kilbourne reviews if and how the image of women in advertising has changed over the last 20 years.

With wit and warmth, Kilbourne uses over 160 ads and TV commercials to critique advertising's image of women. By fostering creative and productive dialogue, she invites viewers to look at familiar images in a new way, that moves and empowers them to take action.





Continua....partes 3 e 4.




Portanto Mulher, não caia na armadilha do corpo perfeito!
 Isso não existe! É tudo photoshop!





Updating - 18/10 vi um vídeo bacana postado por Matheus Brasil, com uma abordagem sobre o mesmo tema - o uso da mulher na mídia, mas agora pelas Italianas. Como podemos constatar, o problema é realmente mundial!