Pra vc curtir, clicar e recomendar!

Publicidade:

Alone Together - Juntos, porém sozinhos - TED Sherry Turkle

por em

Está cada dia mais comum estarmos juntos, mas sozinhos. Antes a TV era a responsável por esta distração, deixávamos de lado a família para assistir aos programas de TV.

Mas agora, o meio de distração mudou, e mudou muito! Hoje temos a internet, certo? Conteúdos a perder de vista. Podemos escolher o que ver e a que momento assistir. Além disso, para complicar mais um pouquinho temos também as redes sociais, aquela que estamos conectados a ela o tempo todo, 24 horas através de diversos devices, celulares, desktops, tablets. Estamos ansiosos por comunicação e desconfortáveis quando estamos desconectados, sozinhos na vida offline. Imagine só, o "desconectar" está nos incomodando!


A relação familiar com a tecnologia

Este assunto que trago aqui, é mais uma reflexão sobre o que a tecnologia está fazendo com o nosso comportamento. Será que tal comportamento é sadio para nossa vida e para as nossas relações, seja entre pais e filhos, marido e mulher, amigos?

Como tem sido a hora do almoço na sua casa. Almoçam à mesa, totalmente desconectados? Ou, seu celular está ali ao seu lado? Ou você ainda está na fase de almoçar no sofá de frente pra TV? De qualquer maneira, temos que nos esforçar a estar completos com nossa família, desconectados do mundo virtual e totalmente inteiros para aqueles que estão ao nosso lado.

Até este blogueiro que vos escreve, pode lhe trazer um depoimento.

Percebi que ao estar em família, com esposa e filho, me pegava com o smartphone na mão, por achar que num determinado momento de "zona de silêncio", poderia aproveitar o tempo lendo notícias, consultando notificações do meu perfil, enfim, não estava completo com minha família. O lado bom disso tudo, é que percebi a tempo, tal comportamento. Isso me chamou a atenção em que, de fato estamos correndo um sério risco de deixar de lado a nossa vida offline em detrimento à vida online.


Isso repete em todos os momentos, desde quando usamos o transporte público, ou quando estamos na fila de um banco ou pasmem quando estamos com nosso melhor amigo. O comportamento até inconsciente, faz você sacar seu device e consultar notificações, emails, SMS ou mesmo notícias do dia.


Conectados o tempo todo, até no trânsito.

Agora, e quando este comportamento lhe traz risco de morte?

Sim, caro leitor, o comportamento inconsciente pode levá-lo ao risco de estar conectado mesmo quando está dirigindo. No trânsito, ao perceber o sinal vermelho, já é comum aproveitar o tempo para ler alguma notícia pelo celular.  Mas o mais grave seria, dirigir e usar o celular ao mesmo tempo. Daí, você motorista, abaixa a cabeça para digitar e de repente você pode causar um acidente fatal. Acha isso improvável? Então leia esta notícia. Até o pedestre, pode sofrer acidente se estiver conectado, e não prestar atenção por onde está andando (veja este vídeo). Afinal, de cabeça baixa, a única coisa que se vê, é o celular, não é mesmo? E aí, pode cair num buraco, atravessar a rua sem olhar para os dois lados, enfim, o desastre é iminente nesses casos.


Alone Together

"Alone Together", já é um termo que está sendo usado após a tecnologia ter moldado este novo tipo de comportamento. Aquele em que pessoas ficam em uma sala, mas não se conversam, pois estão conectadas à outras pessoas, ou fazendo outras atividades seja lendo notícias, assistindo a algum vídeo ou até mesmo se distraindo com um jogo.

No ano passado, Sherry Turkle escreveu o livro "Alone Together", onde tal tema é abordado. Ela diz que estamos tendo uma dificuldade absurda de ficarmos  sozinhos, desplugados, desconectados. E quando evitamos a solidão, estamos na verdade criando uma dificuldade futura em nossas vidas, pois nem sempre teremos um aparelho ao nosso lado, para nos "acompanhar". Estamos nos tornando obcecados pela comunicação, sendo escravizados por ela. 


Não nos permitimos mais estar sozinhos, num ócio sadio. Até em nossos diálogos, estamos apenas prestando atenção àquilo que nos interessa. Se não interessa, deixamos de lado o que a pessoa está falando, seja em família, no trabalho ou com nossos amigos. 

Outro ponto abordado por Sherry é que estamos preferindo a comunicação escrita, à falada, verbalizada. Sabe por que ela chegou a essa conclusão? 

Porque ao escrever podemos editar e mostrar apenas o nosso lado bom, enquanto verbalizando, mostramos o nosso EU instantâneo. 

Enfim, agora fiquem com a excelente palestra de Sherry Turkle.

Sinceramente, uma das melhores palestras que vi neste ano, e que agrega um valor gigante para o tempo que estamos vivendo, e nos leva a refletir que ainda somos os protagonistas da nossa vida e não a tecnologia que nós criamos.


E a conclusão que tiro de tudo isso, é que temos que ter inteligência e parcimônia no uso das tecnologias, e só usá-las quando realmente for necessário.

Um grande abraço,

@tolstoy



Ao final da apresentação, uma antiga propaganda que chama a atenção para desconectarmos do mundo virtual e voltarmos para o mundo real.