Pra vc curtir, clicar e recomendar!

Publicidade:

Anistia Internacional: Liberdade, o mais importante dos direitos do Ser Humano

por em

Como é bom ter nascido já com as asas da liberdade, sem ter que lutar por ela, sem ter uma cultura que prejudique você por ter nascido do sexo feminino, ou por ter nascido pobre e ter que se sujeitar a escravidão. Neste post escrevo sobre a importância da liberdade, e também da Anistia Internacional, que faz o papel do vigilante, investigador e que busca com a ajuda de outras entidades e até países, forçar governos ditatoriais, países que impõe a seus cidadãos uma opressão, seja justificada pela cultura ou religião, seja até mesmo em prol do poder econômico.

No ano passado a Anistia Internacional completou 50 Anos. O vídeo abaixo mostra a visão de como é o mundo de nossos semelhantes que não têm a sua liberdade garantida, e precisam lutar por ela, mesmo que seja com a própria vida.



Isso me fez lembrar da Primavera Árabe, uma onda de revoltas que começou na Tunísia no final de 2010 e se espalhou pelo Oriente Médio e norte da África até o final de 2011, resultando na queda de quatro ditadores. A Síria é a bola da vez, mas o ditador não quer largar o osso de forma alguma, e tem provocado crimes de guerra para garantir seu poder ilegítimo. Uma pena, pois muitos inocentes, na maioria crianças e mulheres acabam pagando com a própria vida.


Um outro poder ilegítimo e que domina hoje uma das maiores potências econômicas do Planeta, é a China. Neste país, infelizmente a Anistia Internacional ainda não conseguiu entrar, e por tal razão muitas atrocidades ainda continuam acontecendo, sempre com a desculpa de garantir a estabilidade e harmonia do país. As vítimas continuam sendo ativistas políticos, jornalistas, advogados, e pessoas ligadas aos direitos humanos.

Outras vítimas, essas já de uma longa data e de conhecimento de todo o Universo, mas negado veementemente pelo governo chinês, são os bebês do sexo feminino e o segundo filho da família, que são exterminados caso a família seja pobre. A política do filho único. Caso queiram saber mais sobre isso, vejam a reportagem da GNT.



Uma outra questão vergonhosa para China são as empresas que trabalham com mão de obra escrava. Mais vergonhoso ainda são os países que compram os produtos dessas empresas. No vídeo abaixo, o filme premiado "Blue China", que mostra a triste realidade dos empregados que são importados das regiões mais pobres da China (Oeste), e que se sujeitam a trabalhar em condições precárias e sub-humanas, beirando a escravidão. Não preciso dizer que a maioria dos produtos fabricados pelos chineses são consumidos pelo mundo todo, inclusive por mim e por você. De confecção aos tênis de marcas famosas, eletrônicos, computadores, tablets, celulares, etc.



Se formos a India, veremos acontecer as mesmas atrocidades. Mulheres são mortas pela simples razão de serem mulheres. "É um milagre que uma mulher sobreviva na Índia. Mesmo antes de ela nascer, ela corre risco de ser abortada devido à nossa obsessão por filhos homens", disse Shemeer Padinzjharedil, que dirige a Maps4aid.com, um site que mapeia e documenta crimes contra a mulher.


"Quando criança, ela enfrenta o estupro, abusos e o casamento precoce, e até mesmo quando ela se casa, ela é morta por dote.



Se ela sobrevive a tudo isto, como viúva, é discriminada e não tem nenhum direito sobre herança ou propriedade." Na verdade, a luta de uma menina para sobreviver começa no útero devido a um desejo irresistível por filhos homens e o medo do dote, o que resultou no aborto de 12 milhões de meninas ao longo das últimas três décadas, de acordo com um estudo de 2011 feito pela The Lancet. Isto levou a um declínio no número de mulheres em proporção aos homens em muitas áreas, resultando em um aumento no número de estupros, tráfico humano e, em certos casos, práticas como compartilhamento de mulher entre irmãos. Via reportagem Terra



No Irã, a coisa piora ainda mais. Mas neste caso, farei um post específico numa outra oportunidade.

Ou seja, além do sistema de governo, o ser humano ainda vive oprimido pela cultura e até pela religião do seu país. E isso acontece mais com as mulheres, principalmente na India e no mundo Árabe, onde as mulheres são consideradas inferiores aos homens.

Enfim, estou torcendo para que todos os seres humanos consigam garantir o seu direito de ir e vir, o direito de se expressar, de votar, de participar do governo de seus países. O segundo passo e o mais importante deles, e neste caso o Brasil ainda não conseguiu garantir e pior, tem complicado ainda mais o futuro dos nossos brasileirinhos, é o direito à educação.

Este sim, a principal arma do cidadão que lhe trará a liberdade eterna.

A liberdade do pensar, do agir, do exigir , do questionar e o de mudar.

@tolstoy