Pra vc curtir, clicar e recomendar!

Publicidade:

Opinião: O Paradigma da Inovação Versus o Lucro Rápido

por em
Hoje li um texto de Stephen Kanitz no perfil de um amigo - A Importância de Uma Visão do Futuro

O texto aborda a questão da importância que se dá para se prever o futuro da economia, o futuro da volatilidade, do câmbio, do juro para poder especular, e das previsões de curto prazo que levam a nada. E finaliza com uma sóbria conclusão: "Única forma de devolver aos nossos filhos um sentido para suas vidas é mostrar que existe uma outra visão de mundo, de ação construtiva e não de especulação que gerou a enorme crise de 2008. Afinal, o futuro é para ser feito não para ser previsto."

Uma constatação e uma boa reflexão, e por isso gostaria de compartilhar com vocês leitores, a minha opinião a respeito. O problema para esta questão está diretamente ligado na busca do lucro rápido. E não existe situação mais frustante para uma sociedade, do que o enriquecimento rápido, através da especulação, da barganha, enfim sem ter sido alcançado através de trabalho, pesquisas e experimentos, que é o que realmente agrega à uma cadeia produtiva e que resulta em geração de empregos, conhecimento, tecnologia e felicidade.

Por outro lado, às vezes até as empresas que produzem e que geram empregos, se equivocam em não aceitar projetos com paybacks mais longos, o que acredito que seja um dos maiores fatores que afetam a nossa capacidade de inovar, inventar, buscar o novo.



E convenhamos que ao buscarmos um produto ou serviço que não existe, é muito difícil contabilizar quanto e quando teremos retorno. Um exemplo disso é que alguns anos atrás ninguém usava tablets e nem smartphones, afinal isso não existia, nem se quer o conceito. Mas Steve Jobs, inovou e trouxe a tecnologia do Multi-touch, que de forma intuitiva até crianças de 2 anos conseguem entendê-los e operá-los.

E alguém aqui arrisca quanto tempo de pesquisa e quanto de investimento foi feito para se chegar a esta incrível inovação?

Acho que a base do nosso futuro está exatamente no fazer, na atitude de buscar o novo, na inovação.

Aproveito a oportunidade para postar novamente esta palestra sobre a importância da inovação. O palestrante é um advogado, que de forma divertida mostra como os projetos que têm a liberdade de serem inventados, inovados ou criados sem a premissa do lucro rápido, tem grandes chances de se transformarem em sucessos absolutos.



E ele cita exemplos reais como a própria Internet que foi concebida sem fins lucrativos e o Wikipedia, uma ferramenta colaborativa sem o menor objetivo financeiro. Boa Palestra (19 minutinhos)!



Hoje tive acesso a uma reportagem da Globo que me trouxe um extremo orgulho e que me deixou arrepiado!

Trata-se de uma energia que nascemos com ela, mas que aos poucos vai se esvaindo com o tempo - a energia do entusiasmo, do buscar o novo, de buscar a solução para os problemas da sociedade, e não apenas o LUCRO!

Eu disse "não apenas", pois o lucro é fundamental para garantir o sustento da sociedade.

E não se enganem que a inovação não traz lucro. Traz sim, e muito. É só buscar o conceito de oceano azul e oceano vermelho. A estratégia do oceano azul responde ao mercado com soluções inovadoras, possibilitando um posicionando vantajoso frente à concorrência, afinal só ele tem o novo produto e/ou o serviço. Ao contrario da estratégia do “Oceano Vermelho”, que trabalha com produtos e serviços de mercados conhecidos e com commodities, ou seja, se afogam no mar da competição sem fim, tentando vencer a concorrência a qualquer custo.

E qual a receita para buscar o novo?

Bom, a dica que deixo neste post, é o de "atender as necessidades do homem e da sociedade", que às vezes se quer estão explícitas aos nossos olhos. E para conseguir isto, não existe outro caminho, a não ser a pesquisa em diversas fontes, do Google ao Bing, da literatura especializada ao romance, aliado com as mídias do entretenimento - filmes, música e documentários.

Enfim, temos que viver antenados com o que está acontecendo no Brasil e no Mundo, e anotar as ideias que forem surgindo. Sim caro leitor, precisa anotar!!!

Abaixo a reportagem do Bom Dia Brasil.

Espero um dia, termos um governo que dedique seus maiores esforços no desenvolvimento de políticas públicas educacionais, pois não existe outro caminho senão acreditarmos nas crianças, que intrinsecamente, serão o futuro do nosso país.

Aos míopes governantes de nosso moribundo Brasil, seja no âmbito municipal, estadual ou federal, digo aos senhores: Acordem para o apagão intelectual que vocês estão impondo às nossas crianças, ao nosso futuro. Busquem de forma definitiva investir na educação delas, e podem ter certeza que se um dia vocês decidirem por este caminho, estarão na verdade garantindo o desenvolvimento sustentado da sociedade em que seus filhos e netos estarão inseridos.

Nesta reportagem da Globo, vocês constatarão a razão deste post. Multiplique os resultados desse torneio de robótica que reuniu 600 estudantes de todo o país no Distrito Federal, e verão o incrível resultado capaz de alavancar qualquer nação do Planeta, rumo ao desenvolvimento sustentado, que dará suporte a uma sociedade mais justa e feliz.

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/videos/t/edicoes/v/torneio-de-robotica-reune-600-estudantes-de-todo-o-pais-no-distrito-federal/2452050/

@tolstoy.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário