No pronunciamento da Presidente Dilma, ela apresentou como uma das soluções para os problemas de saúde que atravessa o país, e que também foi uma das grandes causas das manifestações nos últimos dias, a importação de médicos do exterior.
Pois bem, vi agora a pouco na rede social, no perfil do médico Alex Araújo, o seu depoimento o qual apresento abaixo:
"Este é meu consultório em uma comunidade no interior de Minas Gerais. Aqui não temos estrutura adequada e nem condições de trabalho favoráveis. O mesmo espaço servia de biblioteca da escola, cantina da escola e consultório .O que nos move aqui é o amor que temos a nossos compatriotas mais necessitados. E temos ainda "de sobra" a arte de lutar contra situações deprimentes . No Brasil, não faltam médicos, não falta disposição. Falta vontade política!"
(updating 24/06) Agora, veja outro depoimento de um deputado, sobre esta mesma questão.
Gostaria de enaltecer o trabalho desse médico, e com este depoimento mostrar aos leitores, que pra resolver o problema da saúde em nosso país, não se faz necessário importar médicos como a Presidente do nosso país afirmou, mas sim elaborar um plano de saúde pública, que tenha como meta o resgate do respeito ao paciente, que nos momentos mais difíceis de sua vida, precisa ser atendido com uma estrutura digna, hospitais limpos, com quartos devidamente equipados e todos os materiais necessários para o restabelecimento de sua saúde.
Afinal, é justamente nos momentos em que estamos doentes, é que precisamos ainda mais de qualidade, conforto, rapidez e respeito no atendimento.
Em tempo, apenas como informação para tratar de uma outra questão, que é a infraestrutura das nossas estradas.
Para aumentar ainda mais a dificuldade do exercício da profissão, em dias de chuva a falta de uma estrada decente prejudicava ainda mais o atendimento àquela população. Veja outro depoimento:
"Em um belo dia , a caminho de meu consultório daquela mesma comunidade em uma zona rural do interior do Norte de Minas Gerais, eis que o carro de nossa equipe atola. Nele estavam a dentista, a enfermeira, o motorista e eu. Não devemos medir esforços para aquilo que fazemos com amor. Com a ajuda da jeguinha , desatolei o carro e seguimos viagem. A população sempre me esperava, todos os dias, para as consultas. Eu não poderia desampará-la!"
Não podemos esquecer que a política pública de saúde precisa estar em sinergia forte com as Universidades do país, um plano nacional que monitore a quantidade de médicos graduados por ano, bem como verifique as especialidades que estão sendo escolhidas, e assim elaborar uma política séria com o intuito de estar sempre com corpo técnico suficiente para o atendimento a demanda do país.
Mas, a importação de médicos no meu entendimento é desnecessária. Se realmente está faltando médicos no país, é preciso aumentar as vagas nas Universidades, é preciso investir. E isso já deveria ter sido feito há muitos anos atrás.
É inadmissível que nos dias de hoje tenhamos que importar mão de obra para realizar atividades de uma profissão tão fundamental como medicina, lembrando que uma das premissas básicas que precisa ter entre médico e paciente é a comunicação. Como se dará a consulta entre um paciente brasileiro e um médico cubano?
E outra, o CRM já validou o diploma dessa turma que está vindo por aí?
Enfim, finalizo este post reconhecendo o trabalho do Dr. Alex Araújo, pelo belo exemplo de profissional.
@tolstoy.
Reflexão: O Brasil precisa de mais médicos ou melhor infraestrutura médico-hospitalar?
por mistertube.blogspot.com em alex araujo, Homenagem, importar médicos, médico, protesto
Tolstoy Cardoso Neto, é engenheiro, criador e editor do Mister Tube. Curte tecnologia, filosofia, cinema, música e esporte. Faz do seu Blog um local para informar, divertir, protestar e homenagear.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário