
Um dia você também já se fez esta pergunta quando foi ao toilet: pra onde vai o cocô?
É com esta pergunta que a jornalista Rose George começa sua pertinente palestra, sobre saneamento básico, que em pleno século 21 alcança apenas 60% da população, com banheiros adequados.
A maioria da população acha que o vaso sanitário é um direito, por outro lado em algumas partes do mundo trata-se de um privilégio. Afinal, 2,5 bilhões de pessoas no mundo todo não têm acesso a um banheiro, e defecam ao ar livre, a céu aberto.
Já imaginou isso?
Daí vem mais dados preocupantes: você sabe o que tem no cocô? Cistos, parasitas, bactérias, vírus e vermes, o que resulta na transmissão de mais de 50 doenças. Partículas fecais nas mãos e nos pés podem contaminar alimentos, água e tudo que for tocado. Pra você ter uma ideia, a diarreia é a segunda doença que mais mata crianças no mundo.
Mas por incrível que possa parecer, o saneamento básico é sempre colocado em segundo plano pelos governos do mundo. Rose chega a comentar que seria melhor investir em saneamento do que na própria limpeza da água, já que não adiantaria nada ter água limpa para beber, se as crianças não tiverem como evacuar e se limpar sem se contaminarem.
Ela ainda menciona a iniciativa de Bill Gates, através de sua fundação Bill e Melinda Gates de buscar projetos que viabilizem em escala mundial, prática e barata, o saneamento básico nos países mais pobres - o projeto que inclusive ganhou destaque aqui no Mister Tube, o Toilet 2.0.
Enfim, fiquem com esta excelente palestra de Rose George, nesta providencial chamada de atenção para todos nós, governo e sociedade.
@tolstoy.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário