Pra vc curtir, clicar e recomendar!

Publicidade:

Matriz Energética: A Inesgotável Energia do Sol

por em


Já não é de hoje que conhecemos o poder do mais brilhante Astro de todo o Sistema Solar, o nosso amigo de todas as tardes e manhãs, o Sol.

Além dos benefícios já conhecidos por todos, o de propiciar a vida de todos os seres vivos, através da luz e do calor, consegue ainda com sua energia permitir as plantas realizarem a fotossíntese, o que por consequência acabam garantindo a vida da fauna, da flora e dos homens.

Toda essa energia é fornecida pelo Sol, sem que o homem tenha que fazer qualquer coisa, ou seja, é a natureza provendo energia na sua forma mais primitiva. Mas o homem na sua inquietude, acabou buscando fazer uso dessa inesgotável energia para outras aplicações, à favor de uma Energia Limpa e Renovável, sem afetar o meio ambiente.

Com isso surgiram os painéis utilizados para captar os raios solares, coletando toda energia do Sol podendo esta ser aplicada para o aquecimento da água, muito comum nos lares brasileiros ou até mesmo pasmem, para geração da  energia elétrica, seja para o nosso próprio consumo, seja para as concessionárias.

Isso mesmo caro leitor, através de painéis chamados de fotovoltaicos, feitos do Silício, o mesmo material utilizado nos semicondutores dos aparelhos eletrônicos, a energia do Sol aos ser coletada é transformada pelo material na forma de eletricidade, em corrente contínua, que através de cabos são transmitidas até um elemento chamado de inversor, responsável por transformá-la em corrente alternada, a que temos hoje em nossas residências. Simples não?




Devido a esta simplicidade, e praticamente não afetar o meio ambiente, tal tecnologia vem sendo usada como alternativa nos países que buscam compor sua matriz energética sem impactos na natureza, uma energia completamente limpa. Portanto não estranhe, se finalmente o Governo apostar no investimento cada vez maior em usina fotovoltaica no Brasil.

Já existem algumas iniciativas isoladas que apontam pra essa tendência, como constatamos em um dos estádios construídos para a Copa, o Maracanã, ter sido coberto por placas fotovoltaicas, transformando-o numa potente usina de energia solar. Além do Governo, pessoas físicas e jurídicas também caminharão para esta solução, principalmente se o Governo der subsídios como incentivo, pois assim ele de quebra desonera a matriz energética do país, que se encontra capenga diga-se de passagem visto o quanto o país ainda necessita crescer e se desenvolver.



É caro leitor, felizmente o Brasil acordou pra essa questão. Tanto que em Abril do ano passado a Aneel criou com a resolução 482 o sistema de créditos de energia, beneficiando todos aqueles que querem gerar a sua própria energia, obrigando as concessionárias a aceitarem sistemas próprios de geração fotovoltaica em suas redes de distribuição de eletricidade. Sem essa resolução, seria impossível o consumidor bancar o sistema, já que teria que adquirir baterias para armazenamento da energia excedente, o que inviabilizaria o investimento, isso sem falar que colocando baterias tal sistema deixaria de ser completamente limpo.



Já dizia o filósofo carioca Jorge Ben Jor, moramos num país tropical e como tal somos agraciados na maior parte das estações com a luz solar, além do mais ainda temos também bastante espaço, nosso Brasil possui dimensões continentais.

Portanto, temos todas as razões para fazer da energia solar, a nossa principal fonte para o nosso consumo, pois assim estaremos contribuindo com o meio ambiente e com o nosso bolso.

A propósito, antes de terminar este post devo lembrá-los que o Sol não traz apenas benefícios, portanto nunca se esqueçam de usar sempre o seu filtro solar, rs!

@tolstoy.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário