Imagine você usando o farol de seu carro para transmitir dados, ou até navegar na internet de forma segura em pleno voo, "conectado" apenas a "uma linha de visada" ou se preferir uma outra tradução, "a um raio de luz". Harald Haas está trabalhando nisso. Professor de engenharia na Edinburgh University, Haas tem estudado novas maneiras de realizar a comunicação eletrônica de sinais, desenhando técnicas de modulação para empacotar mais dados nas redes existentes. Mas este seu último trabalho é fascinante, pois ele usa a luz visível (as lâmpadas de LED) para a transmissão de dados, e esta transmissão é tão rápida que o olho humano não consegue vê-la, ou seja transparente e sem impactos para a nossa vida.
O sistema, o qual ele tem chamado de D-Light ou (Li-Fi), usa um "truque" matemático chamado de OFDM (orthogonal frequency division multiplexing), que permite a variação da intensidade luminosa na saída do LED, numa taxa extremamente veloz, invisível para o olho humano (para nós aquela lâmpada continuaria apenas fornecendo luz). O sinal pode ser recebido por simples receptores.
Segundo Haas, a taxa de transmissão alcançada hoje é de até 10 Mbps, mais veloz que conexões típicas de banda larga, e 100 Mbps até o final de 2011 (já estamos em 2012 - vou pesquisar e depois faço um updating) e grandes possibilidades de chegar a até 1 Gbps no futuro.
Apenas alternando a luz de um único LED, uma mudança muito rápida para o olho humano detectar, ele pode transmitir muito mais dados que uma torre de celular - e fazer isso de uma maneira que é mais eficiente, segura e ampla.
Ele conclui: "Uma tecnologia muito barata, pois encontramos luz em todos os lugares".
Usando o espectro de luz visível, que é grátis, você pode remanejar todos os serviços wireless existentes para qualquer equipamento que possua LED."
Imagine a revolução que tal tecnologia SEM FIO (MÓVEL) possibilitará? A inclusão digital em todo o Planeta. Enfim uma internet barata para todos. Sonho? Quem sabe? Mas com esta tecnologia, literalmente dá pra enxergar uma luz no fim do túnel. Isto sem falar em uma infinidade de aplicações que poderão fazer uso dessa tecnologia!
Fiquem agora com os 12 minutos mais incríveis da TED, e a revolucionária demonstração de uma transmissão de dados de um vídeo em HD, feita por uma lâmpada de LED.
Com vocês, Harald Haas!
Agradecimentos ao meu colega Marcílio, que compartilhou comigo esta super dica!
+ entrevista com Harald - Green IT: Let There Be Light