Pra vc curtir, clicar e recomendar!

Publicidade:

O Grande Equívoco da Política Brasileira - Usar o Poder para Se Servir ao invés de Servir aos Brasileiros

por em
Essa eterna briga entre situação e oposição da nossa mais lastimável geração política de nosso país, nada mais é, que uma queda de braços de interesses egoístas, onde os eleitores e a verdade estão totalmente fora dos planos da classe política. Quando nos noticiários nacionais o que mais vemos são CPMIs, CPIs, conspirações, negociatas e tráfico de influências, é sinal de que estamos muito mal representados no Congresso Nacional.

Os partidos políticos não trabalham para o nosso país, mas apenas em armadilhas e conspirações aos seus opositores. E o povo, moribundo, permanece no soro do esquecimento. É nítido que os políticos e me permitam colocar nesta mesma cumbuca a mídia, seja a #vejabandida, seja a #cartacaPTal, o G1, o R7, ministros, empresários, bicheiros e servidores, vivem se chafurdando na lama de suas conspirações, na canalhice da corrupção, da propina, do desvio de verbas, do tráfico de influências, esquecendo daqueles que deveriam ser o principal motivo de sua missão: promover o crescimento sustentável de cada brasileirinho e brasileirinha de nosso país, preparar o Brasil para um futuro melhor.

Mas ao contrário disso, o povo e vou colocar de forma mais pessoal, eu, você, nossos filhos permanecemos esquecidos, sangrando sem socorro.

Mas, como deveria ser então a política de um país? Qual seria o papel dos políticos, empresários, servidores, mídia impressa e eletrônica?

Bom, relaciono aqui 10 premissas e/ou comportamentos e ações como contribuição, daquilo que entendo que seja importante para alcançar um futuro político melhor para o nosso Brasil:

1. Devido a fraqueza do homem, todos os recursos públicos deveriam ter a contabilidade transparente para seus donos, nós os pagadores de impostos. Como exemplo, já temos o impostômetro, mas podemos ir mais longe e oferecer aos eleitores uma transparência dos gastos públicos.

2. O Congresso Nacional não deveria ter o poder sobre o direcionamento das verbas, mas apenas a função da legislação. A administração dos recursos arrecadados pelos impostos, deveria ser feita pelos municípios, pois assim ficaria mais fácil de serem vigiados, fiscalizados, pois os resultados estariam sob os nossos narizes.

3. A mídia por exemplo, deveria fazer mais reportagens sobre as necessidades do país, ao invés de mostrar os políticos se engalfinhando entre um vossa excelência de cá e um vossa excelência de lá.

4. Enaltecendo os bons políticos e seus projetos que beneficiam o país, teremos bons exemplos a serem copiados. O Brasil precisa de bons exemplos.

5. Os políticos envolvidos em escândalos, merecem estar estampados em jornais chinfrins, de páginas policiais, e programas 190 de tv.

6. Deixem as capas das revistas mais importantes para pessoas que ofereçam bons exemplos para seu povo. Assim, estaremos promovendo a importância de SERVIR, ao invés de dar holofotes p/ porcos egoístas.

7. Lembremos de Philip Kotler "Embora o consumidor individualmente seja fraco, seu poder coletivo sempre será maior do que o poder de qualquer empresa" Agora troque consumidor por eleitor, e empresa por político. Nós temos o poder, e o damos aos políticos. Mas da mesma forma que damos, podemos retirar, não votar mais naquele político que não cumpriu com suas promessas, e ao contrário roubou e assassinou milhares de brasileiros. Assassinou?


Lógico que sim, ou você acha que o desvio de dinheiro na merenda escolar, na saúde, na segurança pública e nas estradas não provoca mortes?

8. Eu quero a mídia promovendo debates, apresentando exemplos que deram certo, coroando brasileiros vencedores. A Globo foi pioneira neste tipo de reportagem - acho que o nome era: Brasil Bonito. A mídia tem que mudar, seja a Veja Bandida, seja a Carta CaPTal, seja o raio que o parta! O Brasil clama por isso!
9. Reconhecer o bom trabalho da Oposição, seja de que partido for. Afinal, temos que tirar o rótulo que foi criado após anos de uma política equivocada, onde os partidos não enaltecem o trabalho de seus opositores, mesmo este trabalho tendo alcançado resultados satisfatórios. Continuemos o trabalho dos partidos, corrijamos o trabalho que não deu certo, comemoremos o crescimento de nossas cidades, da melhoria de qualidade promovido pelos partidos. Só assim, teremos garantido uma continuidade nos trabalhos e um resultado melhor para o futuro do nosso país.

10. E o mais importante: temos que buscar de forma veemente e crucial, a extinção da IMUNIDADE PARLAMENTAR, que considero ser o principal problema dos desvios de conduta dos políticos, pois com foro privilegiado a impunidade é certa,  e isto querendo ou não querendo é um estímulo muito grande para cometer crimes.

Concluo este post com um desejo: que Corruptos e Corruptores sejam condenados a prisão perpétua, sejam estes Mensaleiros ou Privatas, empresários milionários "respeitáveis", banqueiros, donos de revistas, rádios, TVs ou portais. Não importa se a mula é manca ou se o pato é macho, cometeu crime tem que pagar! Todos nós somos iguais perante a Constituição Federal!

E lembremos do que disse o escritor moçambicano Mia Couto: "A maior desgraça de uma nação pobre é que em vez de produzir riqueza, produz ricos". E minha gente, já está passando da hora de sermos uma nação rica em educação, para conseguirmos ter discernimento em nossa decisão durante as eleições, para produzir a igualdade que nós tanto almejamos!


E meu último recado vai para a Vossa Excelência do Congresso Nacional. O Poder que lhe foi dado foi para que você o use para servir aos seus eleitores, e não se servir dele para benefício próprio. 


@tolstoy




Exemplo de político sério, o falecido senador Jefferson Peres, fez um incrível desabafo sobre a classe política medíocre daquele mandato no Congresso Nacional, em seu discurso de 2006. É uma pena que ele estava certo, e mais pena ainda que nada tenha mudado!