"Eu sou dono e senhor do meu destino.
Eu sou o comandante da minha alma."
94 anos de Nelson Mandela!
Uma inspiração pra você, pra mim, pra Humanidade!
Uma inspiração pra você, pra mim, pra Humanidade!
Até 2009 havia dedicado 67 anos de sua vida a serviço da humanidade - como advogado dos direitos humanos e prisioneiro de consciência, até tornar-se o primeiro presidente da África do Sul livre, razão pela qual em sua homenagem a ONU instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia de seu nascimento, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.
Enviado para a prisão de Robben Island, lá ocupou a cela com número 466/64, que tem as dimensões reduzidas de 2,5 por 2,1 metros, e uma pequena janela de 30 cm. Os vários prisioneiros políticos ficavam isolados dos prisoneiros “comuns”. Todos os guardas que cuidavam deles eram brancos, as línguas africanas eram proibidas e só podia falar o ingles ou afrikaans. As visitas aconteciam, quando aconteciam, de seis em seis meses e durante meia hora no máximo, se os visitantes ou os prisoneiros entre eles falassem qualquer outra língua a conversa era interrompida.
"Invictus" é um pequeno poema vitoriano de autoria do poeta inglês William Ernest Henley (1849–1903).
Abaixo, o Poema Invictus é declamado pelo ator Morgan Freeman - e ainda imagens da prisão em Robben Island.
Dentro da prisao foi criado uma divisão dentro da divisão do já dividido apartheid. Em primeiro lugar nenhuma preso branco ficava em Robben Island, somente os que eles chamam “coloridos”(indianos, árabes e outros) e os negros. A alimentação , ou ração como eles chamavam, era hierarquizada os coloridos tinham uma melhor alimentação e mais direitos como roupas melhores e mais tempo livre que os negros. A prisao era dividida em 4 alas: A, B, C e D. A ala D era a pior , onde ficavam os presos negros mais perigosos, como Nelson Mandela e outros lideres do CNA e outras organizações negras anti-apartheid. Os negros eram acordados as 5h30m da manha, saiam da cela as 6h30m e trabalhavam numa barreira de Cal até as 16h todos os dias da semana .
Por ser toda branca(cal) os prisioneiros solicitaram óculos de sol que foram recusados. O fato de trabalhar no cal fazia que seu corpo ficasse todo branco o que intensificava o calor e as queimaduras de pele, no verao aqui faz 40 graus.
Pra ter uma ideia de como era a Africa do Sul de antigamente, assista o filme O Poder de um Jovem. Neste post você constatará a crueldade que foi o Apartheid.
No vídeo abaixo, o trecho do filme Invictus
Abaixo uma mini biografia by Bio Channel
No dia 29 de Novembro de 2003 um evento denominado 46664 Concert aconteceu no antigo Green Point Stadium na Cidade do Cabo. Organizado por Nelson Mandela com o objetivo de aumentar a sensibilidade da população sobre o HIV/AIDS na África do Sul. Abaixo o Simple Minds e a música que se tornou o Hino de Mandela - "Mandela Day".