Amanhã é o dia "D" de mobilização nacional, para levar o seu super-herói ao posto de vacinação. Desta vez, está previsto mudanças no calendário de vacinação infantil.
Além das vacinas já oferecidas, outras duas passam a fazer parte do calendário básico: a pentavalente e a Vacina Inativada Poliomelite (VIP).
Os pais devem levar crianças com menos de cinco anos de idade a postos de vacinação do SUS para que a caderneta seja avaliada e, se necessário, atualizada. Todas as vacinas do calendário básico infantil, incluindo as duas novas, estarão disponíveis: BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomelite (VIP), Vacina Oral Poliomelite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
Além das vacinas, crianças menores de cinco anos moradoras de 2.434 municípios das regiões Norte, Nordeste e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais, receberão superdoses de vitamina A. Parte do programa “Brasil Carinhoso”, lançado em maio deste ano, a medida tem como objetivo reduzir as mortes e internações por doenças infecciosas.
Na página do Ministério da Saúde, é possível conferir todo calendário de vacinação da criança, de acordo com a idade.
Pentavalente
A nova vacina é injetável e combina duas outras vacinas: a tetravalente, que deixa de ser oferecida e protege contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras doenças bacterianas, e a vacina contra a hepatite B. Ou seja, as crianças tomarão uma picada a menos. A pentavalente deve ser administrada aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida.
Vacina Inativada Poliomelite (VIP)
A inativada contra a poliomelite, ao contrário da vacina oral (VOP), não contém mais o vírus ativo e será injetável. Ela é destinada a crianças de 2 e 4 meses de idade. Aos 6 e aos 15 meses, o bebê deve tomar a VOP, em gotinhas, como reforço.
A ideia do Ministério da Saúde é, em breve, incluir a VIP na vacina pentavalente, junto com a meningocócica C, e transformá-las na heptavalente. Os laboratórios Bio-Manguinhos, Butantan e Fundação Ezequiel Dias (FUNED) estão desenvolvendo este projeto, e a previsão é de que em quatro ou cinco anos ele esteja disponível.
*informações Revista Época
Amanhã é dia de vacinação!
por mistertube.blogspot.com em campanha nacional de vacinação, vacinação
Tolstoy Cardoso Neto, é engenheiro, criador e editor do Mister Tube. Curte tecnologia, filosofia, cinema, música e esporte. Faz do seu Blog um local para informar, divertir, protestar e homenagear.