Quando Bill Gates lançou o grande desafio para a comunidade acadêmica, inventores e indústria, de encontrar uma solução para o problema do saneamento básico no mundo, a reinvenção do vaso sanitário, confesso a vocês que fiquei emocionado. Ora bolas, Bill Gates poderia estar curtindo sua aposentadoria cuidando da própria vida, consumindo a fortuna que acumulou, mas não, de uma forma incrivelmente nobre, ele partiu para a Filantropia com sua esposa Melinda, e com isso mais uma vez a Humanidade ganhou. De lá pra cá ele tem investido muito em projetos que corroboram com o cuidado com a saúde da população mundial. Além do desafio do vaso sanitário inovador, ele tem dedicado fortemente no combate as doenças como pólio, malária, dengue, entre outras.
Recentemente abriu o cofre para investir pesado no projeto Think Brilliant.
Eu quero mais uma vez, prestar minhas sinceras homenagens a este grande legado da humanidade, Bill Gates. Se você leitor do Mister Tube não acompanhou alguns dos posts que fiz de Gates, não deixe de acessá-los nos posts relacionados.
Voltando ao tema do post, três invenções foram premiadas por Gates, na Reinvent the Toilet Fair em Seattle, utilizando o critério criatividade, custo e a transformação dos dejetos. Todos os projetos você acessa aqui, na página oficial da Fundação de Gates.
Veja abaixo a reportagem da Band, referente aos ganhadores do desafio:
A "Feira da Reinvenção da Privada" é descrita como uma concentração de mais de 200 inventores, projetistas, investidores e especialistas em sistemas de gestão de dejetos.
Universidades de Grã-Bretanha, Canadá e Estados Unidos receberam prêmios por uma competição que começou no ano passado em busca de um sanitário melhor. O primeiro lugar foi para o Instituto de Tecnologia da Califórnia, por desenhar um sanitário que utiliza energia solar e gera hidrogênio e eletricidade.
![]() |
O Instituto de Tecnologia da Califórnia ficou em 1º lugar com um vaso sanitário que funciona com energia solar gerando eletricidade e hidrogênio |
"Aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a sistemas sanitários seguros para suas necessidades básicas corporais", segundo Bill Gates. "Além da questão da dignidade humana, esta falta de acesso coloca em risco vidas humanas, cria um peso econômico e sanitário nos países pobres e prejudica o meio ambiente", afirmou Gates.
A comida e a água contaminada com fezes causam doenças intestinais que matam milhões de crianças anualmente, mais que a Aids e a malária juntas. "Inventar novos sanitários é uma das coisas mais importantes que podemos fazer para reduzir a mortalidade, as doenças, e melhorar a vida das pessoas", concluiu Gates.
A animação abaixo foi utilizada no ano passado pela Fundação Bill e Melinda Gates, para lançar o grande desafio da Toilet 2.0
@tolstoy