Nanotecnologia: Tinta Refletiva, uma solução sustentável que promove a redução no consumo de energia das empresas
por mistertube.blogspot.com em climatização, economia de energia, inovação, isolante térmico, nanotecnologia, prédio verde, sustentabilidade, tinta refletivaMais uma empresa inovadora no país, chama a atenção de multinacionais. A Nanotech criou uma tinta que reflete 99% dos raios do sol, evitando assim a invasão de calor nos ambientes. Importada da NASA que a utiliza em Ônibus Espaciais, com a tinta refletiva, a ideia é reduzir o custo em até 30 % com climatização de ambientes, geralmente feita com ar condicionado.
O segredo da tinta está em flocos que parecem neve. A tinta contém milhares de microesferas cheias de ar. São bolinhas de vidro ocas, internamente com ar. O fato de ter ar impede a passagem do calor.
Cada microesfera é quase mil vezes menor que um grão de areia. Elas são misturadas com minerais, resina e pigmentos. Com isso, forma-se a tinta refletiva, que adere em qualquer material: aço, alumínio, madeira, plástico.
As microesferas também fazem a tinta funcionar como um poderoso isolante térmico. No programa Pequenas Empresas Grandes Negócios, você poderá ver um teste incrível mostrando o poder da tinta como isolante térmico.
Não precisa nem dizer que tal empresa será a grande protagonista nos investimentos de diversos segmentos do setor onde a climatização é premissa para o sucesso do negócio. A economia de energia, aliada ao ecologicamente correto, já que estamos falando de diminuir o calor também das cidades, os chamados prédios verdes sustentáveis, são fatores imprescindíveis para qualquer empresa que queira se diferenciar no mercado competitivo que vivemos.
“A busca dessa tecnologia é exatamente para trazer economia, alinhado com conceito de sustentabilidade de agredir muito menos a natureza, os clientes observam isso, sabem que nós estamos indo atrás de uma tecnologia que está bem alinhada com o conceito de sustentabilidade, diz o gerente de operações Alex Conceição.
Veja a reportagem do G1 e entenda mais sobre esta tecnologia importada da NASA.
De acordo com a reportagem, a empresa cobra de R$ 25 a R$ 28 por metro quadrado, conforme a dificuldade do telhado. Com três alpinistas, o serviço é rápido. Um dia de trabalho com aplicação em duas camadas de tinta.
Na oportunidade, a empresa ainda faz uma campanha motivando a população a pintar o telhado de branco, e com isso reduzir em um grau a temperatura das grandes cidades.
Vi a Nanotech no perfil do colega Othmar Ility.

Tolstoy Cardoso Neto, é engenheiro, criador e editor do Mister Tube. Curte tecnologia, filosofia, cinema, música e esporte. Faz do seu Blog um local para informar, divertir, protestar e homenagear.