Essa é a Isadora Faber, 13 anos e inconformada com a qualidade do ensino público de nosso país. Por esta razão resolveu criar uma página no facebook, Diário de Classe , para apontar os problemas encontrados na escola pública que ela estuda.
Parabéns pra ela, pela iniciativa e coragem.
Mas, espere....
Por que precisou de uma aluna fazer isso? Não seria responsabilidade do próprio Estado fiscalizar a qualidade da escola?
Qual a razão de todos os cargos que a lei estabeleceu como premissa para zelar do ensino em nosso país?
Onde estão e o que estão fazendo as inspetoras, diretoras, superintendente regional de ensino e secretária da educação?
Eu sempre achei o Estado ineficiente, e sempre fui a favor da iniciativa privada. Por que? Ora, para o Estado ser eficiente teríamos que ter servidores públicos competentes, comprometidos, órgãos fiscalizadores isentos e idôneos, além de uma justiça rápida para julgar não conformidades levantadas pelos fiscais e assim obter a qualidade nos serviços prestados pelo Estado. Quando deixamos a prestação dos serviços para empresas privadas, garantindo lógico que não haja monopólio e nem oligopólio, mas sim uma concorrência forte, o próprio mercado exigiria das empresas que essas prestem um serviço de qualidade. Se não o fizerem, não terão clientes!
O que estamos vendo nos serviços prestados pelo Estado, é que há décadas não funcionam.
Segurança, infelizmente não dá pra privatizar, pelo menos ainda não vi nenhum governo fazendo isso, mas saúde, educação, infra-estruturas em geral como portos, aeroportos, hidrovias, ferrovias, rodovias, podem perfeitamente serem privatizados, e hoje todos esses segmentos estão falidos em nosso país. E se o Governo for contra a privatização, ainda existe a opção de abrir concessões. Desta forma, o Governo teria maiores condições de dar foco em segurança, leis, justiça, agências reguladoras dos setores privatizados e para nós brasileiros teríamos uma redução enorme nos impostos, mais dinheiro sobraria para pagar pelos serviços privatizados e de excelente qualidade, e teríamos uma queda vertiginosa na corrupção em nosso país, já que sem o Estado nas negociações com empreiteiras, não teríamos mais obras atrasando e muito menos superfaturadas, etc. Sei que se trata de Utopia, mas não custa tentar, né?!
Para nós nos resta um consolo: a iniciativa de Isadora surtiu efeito e a diretora (a contra-gosto veja o vídeo abaixo) e a secretária de educação do município já começaram a tomar as providências. Então, por que não seguir o exemplo dessa menina-cidadã e criar diversos diários por aí, diário da saúde, da segurança, das rodovias, etc, postando fotos das condições atuais dos serviços que tais segmentos tem nos prestado? Serviços de péssima qualidade a serem denunciados, infelizmente tem aos montes!
Agora, a diretora chamar atenção dos pais dizendo que Isadora estava fazendo errado? Faça-me o favor, né? Deveria sim, enaltecer a iniciativa da aluna pois nesta idade já sabe de seus direitos como cidadã!
Mais uma vez, parabéns Isadora!
Afinal, o tão chamado "ativismo de sofá", finalmente está dando certo!!
São as redes sociais fazendo o papel de fiscal dos serviços da União, Estado e Município!!
Bora fiscalizar minha gente!!
Fica a dica!
@tolstoy
Opinião: Isadora Faber e seu Diário de Classe
por mistertube.blogspot.com em concessão, diario de classe, educação, isadora faber, Política, privatização, protesto
Tolstoy Cardoso Neto, é engenheiro, criador e editor do Mister Tube. Curte tecnologia, filosofia, cinema, música e esporte. Faz do seu Blog um local para informar, divertir, protestar e homenagear.