Ao ler este texto na rede social, acabei me identificando com algumas linhas dele e por isso venho compartilhá-lo com você, leitor do Mister Tube. Afinal, acredito que você também se verá, em algumas das situações que o autor apresenta. Um texto que me pareceu sem muito compromisso, sem grandes pretensões, mas que é verdadeiro e relaciona o nosso comportamento que entra ano e sai ano, não muda lá tanto assim. Ali você verá nossas mesmices, nossas alegrias e tristezas, nossas reclamações, gozações, chatices, manias, vontades, sonhos, repentinos ideais, nossas promessas, nossas esperanças, nossas frustrações enfim, a vida como ela é.
O texto é do Jornalista da TV Integração Paulo Eduardo Vieira, que gentilmente me autorizou a publicá-lo no Mister Tube.
Feliz 2013 a você!
2013 DE NOVO...
Mais um ano se vai… E com ele mais um Carnaval. Mais uma Semana Santa.
De novo, como sempre, trabalhamos. Estudamos. Reclamamos de acordar cedo.
Reclamamos também de não conseguir dormir. Às vezes reclamamos isso para os amigos na internet. Como se pudessem fazer algo.
E aquele eletrodoméstico que continua dando problema. Passou mais um ano lá. Nos passando raiva.
Em casa a toalha molhada continua aparecendo em cima da cama. Já o tênis fedido, embaixo dela.
E a roupa íntima lavada dentro do box secando na torneira do chuveiro.
Ahhhh, o chuveiro… Sempre com a chave na outra temperatura.
Vem aí no ano novo mais um Dia das Mães, dos Pais, dos Avós, das Crianças, da Mulher e nada de um dia pra mim.
Mas sempre foi assim.
E como sempre, em 2013 sempre haverá dias muito quentes que tirarão nossa paciência. Nos farão brigar com os colegas de trabalho pelo controle do ar.
Também teremos os dias frios para levarmos a roupa que cheira naftalina pra passear.
Poucos serão os dias em quem não falaremos se está quente ou frio. Estes certamente passarão em branco no novo ano.
Reclamaremos de engordar, de emagrecer, de adoecer, do fio de cabelo branco, da unha encravada, da Havaiana que solta, sim, as tiras e agora mais cara que nunca.
Reclamaremos das coisas caras e do nosso salário, mas acharemos ruim quando alguém aumenta o valor do próprio trabalho. É o capitalismo.
Teremos feriados que aproveitaremos para descansar, já que não celebramos Dia da Independência, Proclamação da República, dia da Bandeira… Ops, esse último nem feriado é. Mas passará em branco assim mesmo. Ou em um singelo verde-amarelo.
Em novembro prometeremos de novo que vamos guardar o décimo terceiro para algum projeto. Mas certamente torraremos ela na primeira promoção.
Ganharemos ovo de Páscoa e Peru de Natal. E também lembrancinhas de casamento. Naqueles que formos e certamente pra falarmos mal da recepção. É de lei.
Acompanharemos o BBB 13, vamos falar mal e mesmo assim assistir…
Discutiremos política com gana de quem vai viver ou morrer ou com desdém de quem não está nem aí. Mas discutiremos.
Criticaremos o time adversário e faremos piada com a torcida dele. E acharemos o máximo qualquer resultado, por mais medíocre que seja, do nosso time.
Veremos surgir algum fenômeno musical tão ruim quanto os que surgiram em 2012, 11, 10…1900 ou 1800.
Vamos trocar nosso celular.
Vamos nos engajar em algum projeto de salvação do mundo. Das baleias. Cães. Gatos. Ornitorrincos heremitas da Nova Zelândia.
Enfim, 2013 terá de tudo um de novo. Ou tudo novo. Depende do olhar de cada um.
De qualquer forma, seja qual for seu olhar sobre o que virá, agradeça ou entregue a Deus. Porque seja para te livrar ou para realizar tudo de novo… só Ele.
Paulo Eduardo Vieira é Jornalista da TV Integração (Afiliada da Rede Globo de Uberlândia-MG)