
Aqueles mais antigos vão se lembrar que, na década de 50 uma incrível música de ritmo contagiante surgiu. "Sixteen Tons", dezesseis toneladas de uma música que até hoje arrepia os apaixonados por Blues.
"Sixteen Tons" é uma canção sobre a vida de um mineiro de carvão, cuja primeira gravação foi em 1946, pelo cantor de country americano Merle Travis e lançada em seu álbum Folk Songs of the Hills no ano seguinte. Em 1955, Tennessee Ernie Ford fez uma versão que atingiu o topo da parada na Billboard, com mais outra versão de Frankie Laine lançada apenas no Reino Unido.
No vídeo abaixo, a linda música com a letra
O refrão de "Sixteen Tons" diz o seguinte:
"You load sixteen tons, what do you get?
Another day older and deeper in debt.
Saint Peter, don't you call me, 'cause I can't go;
I owe my soul to the company store..."
"Você carrega 16 toneladas, o que você consegue?
Fica um dia mais velho e mais endividado.
São Pedro, não me chame, porque não posso ir.
Eu devo minha alma à loja da companhia..."
De acordo com Travis, o verso do refrão "another day older and deeper in debt" foi uma frase frequentemente usada por seu pai, um mineiro de carvão. Este verso, mais aquele que diz "I owe my soul to the company store" é uma referência ao "sistema de barracão" e à escravidão por dívida. Nesse sistema, os trabalhadores não recebem salário em dinheiro vivo; em vez disso recebem créditos não conversíveis fora da loja da companhia.
Isto torna a economia e o uso do dinheiro impossíveis aos trabalhadores. Os trabalhadores também viviam em dormitórios ou casas pertencentes à companhia que os empregava, sendo que o valor do aluguel já era automaticamente deduzido dos créditos. Nos Estados Unidos tais práticas se mantiveram até que muitas greves promovidas pelo ainda recente United Mine Workes e os sindicatos afiliados pusessem fim a essas práticas.
Todavia, "Sixteen Tons" não é simplesmente sociologia. Enquanto os versos se referem as dificuldades da vida nas minas, ao mesmo tempo mostram o mito de tenacidade em face da adversidade. fonte: wikipedia