Via Folha (15/12/2012)
Favorito, o medalhista olímpico dispara e tem a vitória assegurada na corrida. Mas para no lugar errado, achando que alcançou a linha de chegada. O segundo colocado se aproxima e, ao invés de ultrapassá-lo, alerta o líder sobre o equívoco e o conduz para confirmar sua vitória.
Parece filme com enredo irreal e até piegas. Ainda mais no competitivo mundo do esporte de alto rendimento. Mas essa história, ocorrida no dia 2, continua sendo exaltada no noticiário e nas redes sociais.
Correndo diante de sua torcida, o vencedor do ano passado, o espanhol Iván Fernández Anaya, 24, negou-se a conquistar a prova de cross country de Burlada, em Navarra.
Sua vaidade sucumbiu ao espírito esportivo, e ele preferiu manter o curso normal da competição, com triunfo do queniano Abel Kiprop Mutai, que havia conquistado o bronze nos 3.000 m com obstáculos em Londres-2012.

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1202051-corredor-se-nega-a-vencer-prova-apos-lider-parar-antes-da-chegada.shtml
+ El Pais
Ivan Fernandez Anaya, um jovem corredor de 24 anos que é considerado um atleta de muito futuro (campeão da Espanha nos 5.000 metros, na categoria há dois anos) ao terminar a prova, disse: "Ainda que tivesse me dito que ganharia uma vaga na Seleção espanhola para disputar o Campeonato Europeu, eu não teria me aproveitado. Acho que é melhor o que eu fiz do que se tivesse vencido nessas circunstâncias. E isso é muito importante, porque hoje, como estão as coisas em toda sociedade, no futebol, na política, onde parece que vale tudo, um gesto de honestidade vai muito bem. "
-0-
Quando li essa reportagem da Folha, fiz questão de postar aqui no Blog, afinal não é todo dia que temos exemplos de vida e de profissionalismo como este, não é mesmo? Ao Ivan o meu reconhecimento pela honestidade, pelo caráter e pelo Fair Play.
Neste link o blog do atleta, com o seu próprio depoimento. Vale o seu play!
@tolstoy.