Antes de se tornar astronauta, Armstrong serviu na Marinha dos Estados Unidos combatendo na Guerra da Coreia como piloto de caça. Após a guerra, ele graduou-se como piloto de testes e serviu na Estação de Voo do Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica (NACA) de alta velocidade, onde acumulou mais de 900 voos em uma variedade de aeronaves.
Entrou para a NASA em 1962, integrando o segundo grupo de astronautas da agência espacial, indo ao espaço pela primeira vez em 1965, como comandante da missão Gemini V, quatros anos antes do voo que o colocaria na História.
Vídeo com fotos de excelente qualidade, da missão Apolo 11.
Um drama vivido pela tripulação, Armstrong e Buzz pouco antes de pousar na lua. O computador começou a apresentar alarmes, a programação de voo estava os levando a uma área hostil cheia de pedras, onde Armstrong resolveu ele mesmo com seu joystick mudar a trajetória da Eagle. Além de tudo isso, ainda havia o problema do combustível que estava prestes a terminar. A 1.600 m acima e 6.000 m a leste da área de pouso, ele tinha combustível para mais 5 minutos de voo. Quando eles baixaram para 25 m, Houston avisou que eles tinham 60 segundos. Ao pousarem restavam apenas mais 20 segundos de combustível. É mole?
Abaixo, o vídeo original com o pouso lunar o primeiro passo, a exploração por 24 horas na Lua e a decolagem do módulo lunar Eagle em direção à Terra.
Armstrong se posiciona de frente para o Módulo Lunar e é o primeiro a sair da cápsula. A tarefa é repleta de cuidados, com Aldrin guiando todos os passos do companheiro.
- Você não está muito longe. Vire para a direita... Mais um pouco
- Ok, está ok.
- Tem muito espaço para a esquerda. A escada é um pouco estreita...
- Como estou indo?
- Você está indo bem.
Cercada de cuidados, a descida dura exatos 17 minutos e restando apenas um degrau para o grande momento, Armstrong ainda descreve o que vê: "Estou no pé da escada. As pernas do Módulo Lunar afundaram apenas uma ou duas polegadas e a superfície parece ser muito fina".
Em seguida retira lentamente o pé direito do degrau e toca o solo lunar.
Segundos depois, ciente do momento histórico e avisado de que mais de 1 bilhão de pessoas acompanhava as transmissões, Neil Armstrong proclama a mais célebre frase do Século 20:
"Este é um pequeno passo para o Homem; um salto gigantesco para a Humanidade".
Eram 23:56 do dia 20 de julho de 1969.