Pra vc curtir, clicar e recomendar!

Publicidade:

Grandes Legados da Humanidade - Neil Armstrong

por em
Neil Alden Armstrong (Wapakoneta, 5 de agosto de 1930 — Columbus, 25 de agosto de 2012) foi um astronauta dos Estados Unidos, piloto de testes e aviador naval que escreveu seu nome na história do século XX e da humanidade ao ser o primeiro homem a pisar na Lua, como comandante da missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969.
Antes de se tornar astronauta, Armstrong serviu na Marinha dos Estados Unidos combatendo na Guerra da Coreia como piloto de caça. Após a guerra, ele graduou-se como piloto de testes e serviu na Estação de Voo do Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica (NACA) de alta velocidade, onde acumulou mais de 900 voos em uma variedade de aeronaves.
Entrou para a NASA em 1962, integrando o segundo grupo de astronautas da agência espacial, indo ao espaço pela primeira vez em 1965, como comandante da missão Gemini V, quatros anos antes do voo que o colocaria na História.



Vídeo com fotos de excelente qualidade, da missão Apolo 11.




Um drama vivido pela tripulação, Armstrong e Buzz pouco antes de pousar na lua. O computador começou a apresentar alarmes, a programação de voo estava os levando a uma área hostil cheia de pedras, onde Armstrong resolveu ele mesmo com seu joystick mudar a trajetória da Eagle. Além de tudo isso, ainda havia o problema do combustível que estava prestes a terminar. A 1.600 m acima e 6.000 m a leste da área de pouso, ele tinha combustível para mais 5 minutos de voo. Quando eles baixaram para 25 m, Houston avisou que eles tinham 60 segundos. Ao pousarem restavam apenas mais 20 segundos de combustível. É mole?




Abaixo, o vídeo original com o pouso lunar o primeiro passo, a exploração por 24 horas na Lua e a decolagem do módulo lunar Eagle em direção à Terra.



Armstrong se posiciona de frente para o Módulo Lunar e é o primeiro a sair da cápsula. A tarefa é repleta de cuidados, com Aldrin guiando todos os passos do companheiro.

- Você não está muito longe. Vire para a direita... Mais um pouco
- Ok, está ok.
- Tem muito espaço para a esquerda. A escada é um pouco estreita...
- Como estou indo?
- Você está indo bem.

Cercada de cuidados, a descida dura exatos 17 minutos e restando apenas um degrau para o grande momento, Armstrong ainda descreve o que vê: "Estou no pé da escada. As pernas do Módulo Lunar afundaram apenas uma ou duas polegadas e a superfície parece ser muito fina".

Em seguida retira lentamente o pé direito do degrau e toca o solo lunar.


Segundos depois, ciente do momento histórico e avisado de que mais de 1 bilhão de pessoas acompanhava as transmissões, Neil Armstrong proclama a mais célebre frase do Século 20:

"Este é um pequeno passo para o Homem; um salto gigantesco para a Humanidade".

Eram 23:56 do dia 20 de julho de 1969.