Olá amigos leitores e eleitores! Venho aqui falar sobre mudanças que urgem, em nosso velho processo eleitoral.
Nosso país precisa de uma Reforma Eleitoral urgente! Já estamos bem evoluídos na área de tecnologia onde nossas apurações são ágeis, com alto nível de segurança. Mas, é de igual importância que também sejam revistos os conceitos e modelos antigos de outrora, como a forma utilizada para fazer a propaganda eleitoral e um problema ainda mais capital - garantir a qualidade dos candidatos a vereador e deputado, já que pelo que vem sendo constatado há décadas, os partidos têm aceito candidatos sofríveis em seu nível de instrução, o que convenhamos, é no mínimo estranho. Como o cidadão irá legislar, elaborar leis se é um analfabeto ou um analfabeto funcional? Começo então pela Propaganda.
Hoje ninguém mais suporta a poluição visual, sonora e ambiental das propagandas aplicadas nas ruas. Além do mais, existem riscos ao utilizar tais modelos. Citando como exemplo no caso da poluição ambiental, causada pela panfletagem, como foi o caso que ocorreu em Bauru, em que uma senhora faleceu ao escorregar naqueles "santinhos" que são largados às toneladas nas calçadas, sem nenhum pudor e constrangimento pelos militantes dos partidos políticos. Além disso, toda aquela papelada pode entupir as bocas de lobo, provocando um desastre para as cidades em caso de chuvas.
Da mesma forma, os carros de som que além de não cumprir com a lei que limita a quantidade de decibéis, atrapalham quem está trabalhando no comércio, ou quem quer descansar após uma longa jornada de trabalho. Afinal, quem aguenta ficar escutando jingles o dia inteirinho, feitos para massificar os cérebros dos eleitores? Aquela lavagem cerebral, que quando você volta do trabalho, se pega cantando a música daquele candidato que por sinal você odeia.
E o que dizer da poluição visual. Sim meus leitores, aquela plantação de "cavaletes" poluindo a cidade, incomodando e atrapalhando os pedestres, tirando a atenção dos motoristas. Não é possível que não tenha uma outra maneira de divulgar os candidatos.
Quanto aos programas de rádio e tv, o meu recado é simples e até já foi dado em um post anterior. Chega de aplicar o modelo da década de 1900 e bolinha, com tanta tecnologia disponível e com o tanto que a TV evoluiu, é bem provável que tais propagandas possam ser feitas de um modo diferente e bem melhor do que é feito hoje. Isso sem falar, que em poucos segundos não dá pra decidir sobre a qualidade dos candidatos a vereador e deputado. Tem que encontrar um novo modelo de divulgação no rádio e na tv. Por exemplo, se o candidato tem poucos segundos pra apresentar-se, utilize outra mídia para fazê-lo, menos a tv e o rádio pois o eleitor não grava aquela quantidade enorme de pessoas, com seus nomes, partidos, números e às vezes sua proposta que na maioria das vezes se resume numa frase rimada com o próprio nome.
Em tempo, gostaria de abordar um tema até mais importante, como proposta para mudança - com a reforma eleitoral, criar lei que permita com que o TSE exija dos partidos, que este garanta a qualidade dos candidatos a vereador e deputados, já que pelo que já vem sendo constatados há décadas, tais partidos têm aceitado candidatos sofríveis em seu nível de instrução. Às vezes olham apenas para a popularidade, e esquecem do principal, o nível educacional. A questão da instrução mínima para se candidatar precisa ser definida. Não é possível que nós eleitores, tenhamos opções de candidatos que são nitidamente analfabetos ou analfabetos funcionais. E por favor, não trata-se de preconceito, mas de uma realidade que qualquer trabalhador, que está sujeito às leis do mercado de trabalho vive. Qualquer cargo público ou privado, exige-se requisitos mínimos compatíveis com a função. Se você for procurar emprego de açougueiro, vão lhe exigir com certeza ter experiência, habilidade com a faca, ter cordialidade para atender o cliente, conhecer de todos os cortes e quem sabe até lhe pedir que tenha ensino fundamental. Levando em conta o cargo de Vereador ou Deputado, que tem basicamente a função de legislar, criar leis, argumentar, articular parcerias, o cidadão tem que saber ao menos ler, escrever, interpretar, argumentar, matemática, etc. A solução seria exigir dos candidatos uma formação de terceiro grau por exemplo? Acredito que só com este pré-requisito, o nível dos candidatos daria um salto importante e elevaria a qualidade das eleições e dos projetos de lei a serem apresentados no Legislativo.
Enfim, seria muito importante que nós eleitores reivindicássemos junto ao Congresso, buscar modificar o processo eleitoral que temos hoje. Nosso país é modelo mundial quanto a tecnologia, agilidade e segurança na apuração de uma eleição, e isso em um país continental como o nosso, hein?
Mas por outro lado nos envergonha quanto a maneira que ainda fazemos as propagandas eleitorais e seus protagonistas, os candidatos.
Quem sabe na próxima eleição teremos opções mais bacanas pra escolher. Porque a coisa tá feia!
Ah, antes que eu me esqueça, eu apoio também o Voto Facultativo e o Voto Distrital. O voto facultativo por si só já se explica. A obrigatoriedade não tem nada a ver com a democracia.
E quanto ao Voto Distrital, se você ainda não o conhece e não sabe como funciona, após assistir ao vídeo abaixo você perceberá o quanto esse sistema será benéfico pra você, pra mim e para o nosso Brasil.
Em tempo, não posso deixar de reconhecer o grande benefício da lei da ficha limpa. Mas não podemos parar por aí. Ao menos, temos que tentar algo! E pra mim, a propaganda eleitoral, o pré-requisito para os candidatos, o voto facultativo e o voto distrital, são excelentes opções para nos livrar de vez de uma política equivocada e ineficaz vivida há anos em terras tupiniquins.
Se você está comigo tecle "confirma", digo compartilhe!!
Até a próxima eleição! @tolstoy
Reforma Eleitoral - por um Brasil muito mais democrático, justo e eficaz
por mistertube.blogspot.com em eleições, eleições 2012, Política, processo eleitoral, protesto, TSE, voto, voto distrital, voto facultativo
Tolstoy Cardoso Neto, é engenheiro, criador e editor do Mister Tube. Curte tecnologia, filosofia, cinema, música e esporte. Faz do seu Blog um local para informar, divertir, protestar e homenagear.